terça-feira, 20 de abril de 2010

Interpretando Clássicos: Super Mario.


Super Mário, série inaugurada em 1985 pela Nintendo é um jogo cercado de mistérios que até nos deixam intrigados. Cogumelos que funcionam como hormônios do crescimento, encanamento que funciona como tele-transporte para outros mundos e inimigos extremamente caricatos. Esse post é o 1º de uma série que tem o objectivo de dar uma interpretação sólida a clássicos como Super Mário Bros.

1º Questão: Os Canos.

O fato:
Ao entrar pelos canos espalhados pelas fases você pode chegar a salas cheias de dinheiro, atalhos e etc.


Interpretação 01:
É uma mensagem de esperança. Mesmo entrando pelo cano, Mario aidna consegue se dar bem. "Há males que vêm para o bem."


Interpretação 02:
Mario foi chamado ao mundo dos cogumelos não para salvar a Princesa Peach, mas sim para resolver os problemas do sistema de esgoto do local, já que eles estão cheios de plantas que cospem fogo, moedas de ouro que interrompem o fluxo e túneis secretos que acabam levando os moradores para outros mundos. Afinal de contas, Mário é um grande encanador.

2º Questão: Os Cogumelos.

O fato:
Ao consumir um cogumelo de cor vermelha, Mário se torna maior e mais poderoso.


Interpretação 01:
É um ponto polémico da série. Trata-se claramente de apologia as drogas. Nem o Planet Hemp ousou ir tão longe.

Interpretação 02: Trata-se na verdade de uma critica ao consumo de drogas. Mário apenas se sente mais forte, mas na verdade ele está mais vulnerável a ser atingido por um daqueles misseis do jogo (que representam os problemas da vida que as vezes nos fazem usar drogas).
3º Questão: Os Cubos Interrogativos.

O fato:
Ao cabecear um cubo marcado com uma interrogação, Mário consegue moedas, cogumelos, vidas, folhas que dão poder (maconha??), estrelas de invencibilidade ou até mesmo dinossauros.

Interpretação:
A vida nos questiona o tempo todo. Estamos sempre nos perguntando sobre o que devemos fazer. Mário também se vê em momentos de reflexão durante toda sua jornada.
Mesmo sem saber o que o aguarda, Mário se arrisca ao cabecear os blocos e consegue tudo que ele precisa (drogas, dinheiro e dinossauros).