sábado, 30 de janeiro de 2010

Como ser Cult.


Andi Warhol (1928-1987) é uma pessoa influente. Foi ilustrador de revistas americanas importantes como Vogue e The New Yorker. Foi mentor da banda The Velvet Underground. Como pintor, ele fez sucesso na pop art com reproduções de garrafas de coca-cola e latas de sopa Campbell (foto ao lado). Mas é o seu trabalho como cineasta que o torna uma pessoa tão influente no mundo de hoje. Sabe aquela galera super moderninha que curte um "documentário escocês dirigido por um cineasta austríaco sobre uma coisa retardada que aconteceu na Bélgica?" É essa galera da pesada, que curte ouvir um jazz tomando um café na Status, que adora os filmes de Andy Warhol. Leia as sinopses de alguns filmes do cineasta que você irá entender.

Blowjob (1963):
Durante 26 minutos, a câmera paralisada de Warhol foca o rosto de um rapaz que está, supostamente, recebendo sexo oral. Os filmes de Andy Warhol (aqueles que de fato fez com as próprias mãos, não os que apenas ajudou a fazer com dinheiro e nome) são legendários: ultrapassam o mundo da arte em que foram originados. "Legendários" é o adjectivo mais apropriado para esses filmes. Para dar um exemplo, entre os que sabem que "Empire" dura cerca de oito horas, pouquíssimos de fato viram o filme por inteiro (ou mesmo parte dele). Entre os que sacam das mangas o "ChelseaGirls" com um ar de familiaridade, poucos poderiam identificar qualquer das atrizes que estão nesse filme."Blowjob" é um dos trabalhos de Warhol mais famosos. Talvez mesmo por conta do título tão... chamativo. Entretanto, "Blowjob" não é mais nem menos sensacional que outros filmes do mesmo período: "Sleep", "Kiss", "Eat" - todos esses exibindo exatamente
aquilo que o título promete. "Blowjob" consiste no seguinte: o aspirante a ator DeVerneBookwalter recebe um fellatio de Willard Maas.

Mario Banana (1964): Mario Banana, mostra Mario Montez, um conhecido performer da cena alternativa de Nova York, usando uma bela peruca enquanto come uma banana de modo bem sugestivo. Andy Warhol, conhecido também pelo homoerotismo em seus filmes, filmografou uma continuação, o Mario Banana II, que está embutido nesse mesmo vídeo. Mario Montez ainda participaria de outros filmes de Warhol.

Kiss (1963): Vários casais são filmados se beijando, às vezes com a câmera mais próxima, às vezes mais afastada. Entre outros, estão Naomi Levine, Gerard Malanga, Jane Holzer e John Palmer. 58 minutos.




Interessante hein? Ver um cara comendo uma banana deve ser bem legal! Ver um cara fazendo cara de quem tá tendo um orgasmo durante 26 minutos também! Isso porque eu não citei Sleep (1963), que só mostra um cara dormindo o tempo todo.


Fonte das sinopses:
http://cinemacultura.blogspot.com/