terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Verdade Sobre Os Seriados de Televisão.


As origens do Super-Homem, um cachorro falante na universidade ou até um grupo de policiais que só investiga casos de zoo filia. Qualquer tema, por mais esdrúxulo que seja, é digno de ser o assunto de um seriado norte-americano. São histórias de pessoas que levam vidas normais até que um acontecimento estranho muda tudo em suas vidas no chamado "episódio-piloto". Daí em diante você acompanha suas vidas durante algumas temporadas, até que a audiência acaba ficando abaixo dos 2 milhões de telespectadores nos EUA, e a historia dessas pessoas acaba de repente devido a um evento ainda mais duvidoso do que o que ocorreu no 1º episódio. Há muitos séries criativas na tv atualmente, como The Office (foto), o gay Glee e outras...Mas, 95% dos seriados americanos de sucesso pertencem a alguma das categorias que serão citadas abaixo:
__________________________________________________________________

Investigação Criminal:
Cada série trata de um profissional (não existente) ligado a investigação. Tem a série sobre o cara que só cuida das fezes e uma outra que é de um hamster que interroga cães e gatos que testemunharam o crime. Sempre tem uma investigadora gata e um policial bastante pinta, e rola aquele clima de azaração!
Exemplos: Cold Case, Bones, CSI, CSI:Miami, CSI:New York, CSI: Teresina, CSI: Bangladesh....
__________________________________________________________________

Médicos:
São séries com uma média de 49 temporadas (todas iguais). No consultório sempre rola aquele clima de azaração!
Exemplos: E.R, Grey's Anatomy, House, Scrubs.
__________________________________________________________________

Jovens Problemáticos:
São tramas com uma juventude que quase sempre é cheia da grana, mas
que tem mais problemas do que a população do Haiti. É claro que os problemas são do tipo "Meus Deus! O J.C. está fumando!" ou "Ó NÃO! O Técnico careca não me chamou pro time de basquete!" Sempre rola também aquele clima de azaração... Exemplos: The O.C., One Tree Hill, Dawson's Creek, Barrados no Baile.

__________________________________________________________________
Sci-fi: São séries tão parecidas (inclusive nos nomes) que no Brasil foi criado um canal só pra elas, o Sci fi, que em quase todas as operadoras está pra lá do canal 90 e tantos, assim você nunca vai precisar precisar botar o olho em alguma das criaturas toscas enquanto tiver zapiando. Os produtores se esquecem que o orçamento de cada capitulo está entre 50 e 70 doláres, e criam cenas que na teoria deveriam ser geniais, mas sem bons-efeitos, ficam uma bosta. Aqui, não rola aquele clima de azaração. Exemplos: Star-Gate (e seus 30 derivados), Star Treek e seus 50 derivados).
__________________________________________________________________
Famílias de Classe-Média: Um pai acima do peso que gosta de cerveja; uma mãe zelosa, mas gente boa; 2 ou 3 filhos, sendo que um é certinho, um é problemático e o outro é um bebê. Tudo indica que todas as famílias da classe-média americana são assim! (Não devemos esquecer que sempre tem um tio solteirão, então rola aquela azaração!) Exemplos: Simpsons, Grounded For Life, Family Guy, Arrested Development.
__________________________________________________________________
Os Amigos: Não importa se a piada for ruim ou se nem teve piada! Tudo nessas séries é motivo pra ligar aquelas "risadas automáticas" estilo Chaves, desde dar descarga no vazo até atirar no presidente. Os atores dessas séries tem o dom de ganhar um salário milionário, são conhecidos no mundo todo...mas nunca dão certo no cinema depois do término da série e acabam voltando pra televisão pra receber um salário bem-menor. Ah, não vamos nos esquecer do principal: rola a maior azaração. Exemplos: Friends, Seinfield, Big Bang Theory.